June 05, 2017

#4 / Finalmente: a zine!

A essa altura já deu pra perceber que isso aqui não tem uma regularidade né? A real é que é difícil chegar assim na caixa de entrada de alguém, mesmo que esse alguém tenha nos dado a liberdade...
Enfim! Hoje é dia de mostrar a z i n e <3
Zine, vem de fanzine, o que indica que é uma publicação feita de maneira independente, de fã para fã, pra espalhar uma ideia ou um assunto de interesse em comum. Surgiu entre os fãs de ficção científica, lá por 1920. Mas a produção aumentou com o advento da comunidade punk, nos anos 80. Um subgrupo marginalizado e sem espaços nas grandes mídias viu assim uma forma de espalhar sua ideia de forma popular, barata e eficiente, sem depender de ninguém. Faça você mesmo ou morra.
Atualmente, o termo abrange a produção editorial independente, em pequena escala e baixo orçamento, etc.  Zines não precisam falar apesar sobre uma postura política ou social, podem ser histórias em quadrinhos, ficção científica, poesia, música, feminismo, vegetarianismo, cinema, fotografia, esportes, animais, moda, desenhos… Zines podem ser sobre qualquer coisa. É uma atividade cultural e expressão artística, além de mídia/comunicação alternativa.

E a ideia de fazer uma colaborativa era antiga, mas sempre duvidei que fosse rolar. Até que resolvi anunciar no instagram e em 1 semana, recebemos pra mais de 20 e-mails, com textos, fotos, ilustras. Obrigada a todo mundo que participou! A fim de creditar todas e ainda mostrar suas obras on line, subi no issuu uma versão muito diferente da zine impressa, mas que reúne todas as artxes que usamos. Veja aqui!

Essas artxes resultaram em 3 zines, todas em tamanho A6 - pra monta-la foi necessário somente uma folha A4/cada e um tinquin de tinta da impressora de casa! algumas tiveram que ser impressas na rua, por isso acabei vendendo-as por 1 real
Usei esse dobradura aqui:

Queria que tivesse sobrado 1 de cada zine pra mostrar como ficou cada um, mas só sobrou essa aqui - que esqueci de vender heehehe. Segue imagens:

gif feioso montando zine, diz que deu pra entender?
gif mostrando como ficou hehe <3 creditos na versão digital no issuu!

Indicação de zine das mina <3
Soso // Bea Perini // Anna Brandão // Osso Osso // eu e hanni